NOTICIAS
Procultura substitui Lei Rouanet e promete mais recursos.
12/05/2010 - 20:50:34
O Ministério da Cultura pretende dobrar o valor dos recursos de estímulo a projetos do setor no país. A proposta, segundo o secretário executivo do ministério, Alfredo Manevy(foto), é atingir essa meta com a substituição da atual Lei Rouanet pelo Programa Nacional de Fomento à Cultura (Procultura).
Pelo projeto, ainda em tramitação no Congresso Nacional, as empresas que usam parte do dinheiro que deveriam pagar em tributos para o governo para investir em cultura terão de adicionar 20% a esse valor. A parcela adicional viria de recursos da própria empresa.
Com essa mudança, o dinheiro destinado aos projetos culturais seria concentrado em um Fundo Nacional de Cultura. Os artistas e produtores que têm um projeto não precisarão mais recorrer às empresas para conseguir o dinheiro, como ocorre hoje. Manevy estima que 80% desses artistas não conseguem um patrocinador.
"Hoje, pela Lei Rouanet, as empresas colocam as marcas [nos cartazes dos espetáculos, por exemplo] mas não há um centavo de dinheiro privado no financiamento da cultura. O que está sendo criado é um fundo direto de apoio aos artistas e produtores. Assim que o projeto for aprovado pelo Ministério da Cultura, o artista já recebe o dinheiro sem precisar captar esses recursos", explicou
Manevy.
Com o novo formato, o governo federal pretende também desconcentrar os incentivos culturais que hoje predominam no eixo Rio-São Paulo, ampliando o benefício para todas as regiões do país e todos os segmentos culturais.
Apesar das promessas de melhoria, o programa ainda divide opiniões. Algumas empresas e representantes da classe artística temem que a proposta acabe tendo efeito contrário e reduza o volume de dinheiro para o setor. Manevy disse que as empresas estatais e as grandes empresas privadas que já estão incluídas na Lei Rouanet divulgaram nota oficial garantindo que vão manter e até aumentar os investimentos.
Fonte: O tempo
COMPARTILHE
COMENTE
Top 10 Mundo Mix
Notícias
- Chuva interdita estrada para Campolide.
- Acidente de carro mata empresário de Barbacena
- Chuva Forte castiga Barbacena neste domingo
- Bairro JoãoPaulo II e Rua Bahia também sofreram com as chuvas
- BBB 12: Polícia está na casa para investigar suposto estup
- Queda de barranco atinge rodovia Barbacena / Antônio Carlos
- Carandaí Também sofre com as forte chuvas
- Barbacena entra em estado de alerta por causa das chuvas .
- Decretada situação de emergência em Barroso.
- Mega - Sena sai para 3 pessoas e tem uma curiosidade






